HQ Afirmativa – Você é a UNEB
Oi, Gente!!!
Nós, da UNEB, queremos que você ingresse, permaneça e conclua o ensino superior em uma universidade, como a nossa, que é pública e gratuita.
Somos uma instituição de educação superior que oferta mais de cento e vinte opções de cursos em toda a Bahia. Estamos presentes em vinte e quatro campi localizados em municípios baianos de grande e médio porte, distribuídos em dezenove territórios de identidade. Ofertamos cursos de graduação e pós-graduação, presencial e à distância. E, além disso, temos núcleos e centros dedicados à pesquisa e à extensão que produzem ciência.
Sim, isso mesmo, uma grande universidade para todos e todas! E, justamente por isso, estamos atentos às estratégias de igualdade de oportunidades. Uma delas é o sistema de cotas.
E você, sabe o que são as cotas?
Criado em dois mil e dois, o sistema de cotas da UNEB faz parte da política de ações afirmativas da instituição. Essa estratégia de equidade no acesso, permanência e conclusão busca garantir que mais pessoas possam ingressar no ensino superior.
No contexto das políticas de reparação para negros e negras, as cotas foram pensadas como uma forma de superação das desigualdades educacionais, uma vez que, os negros e as negras de baixa renda que estudaram em escolas públicas são os que historicamente têm menos oportunidades para o acesso ao ensino superior. Na UNEB, desde o vestibular de dois mil e três, quarenta por cento das vagas são reservadas para estudantes que se autodeclaram negros ou negras. A partir de dois mil e sete, o sistema de cotas agregou os indígenas através de cinco por cento de sobrevagas.
Mas o que é sobrevaga?
Para além das vagas que regularmente ofertamos para cada curso, disponibilizamos – para segmentos específicos da sociedade – uma porcentagem a mais. Em outras palavras, as sobrevagas ampliam a oferta de vagas na UNEB para superar as desigualdades no acesso ao ensino superior na Bahia.
Pausa para algo muito importante: a nossa universidade vem construindo ações de enfrentamento às discriminações.Todos e todas têm voz, vez e saberes! E, para garantirmos a diversidade e a diferença na UNEB, ampliamos nosso sistema de cotas. A partir de dois mil e dezoito, pessoas pertencentes a comunidades quilombolas, indígenas e ciganas; travestis, trans; e pessoas com deficiência, pessoas com espectro autista, pessoas com altas habilidades também têm direito a cinco por cento de sobrevagas.
Essa revista, construída pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) em parceria com o Centro de Processo Seletivo (CPS) e com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGARD), foi feita para você que acredita e luta pela universidade pública, gratuita, laica, popular e inclusiva. Essa edição destaca a ampliação do sistema de cotas na UNEB (Resolução Nº 1.663/2024).
Ainda há muito a conquistar e estamos avançando na construção de uma universidade em que se respeita a diferença.
Contamos com a sua participação, afinal você é a UNEB!
Qual justificativa?
A revista é mais uma ferramenta para difundir os aspectos do Sistema de Cotas da UNEB (Resolução Nº 1.663/2024), tendo como público-alvo estudantes do Ensino Médio, pessoas interessadas em ingressar na universidade por meio das cotas unebianas, bem como a comunidade acadêmica da UNEB.
A HQ Afirmativa é uma revista em quadrinhos que aborda o Sistema de Cotas da UNEB a partir do cotidiano de estudantes da universidade, desde o primeiro dia de aula. Lançada originalmente no final de 2019, durante o IV ENINEPE, e atualizada em 2024, a revista combina humor, críticas, ativismo e informações sobre o universo unebiano, sua estrutura e normativas.
A publicação conta com 11 (onze) personagens cotistas das diferentes categorias: Negros(as), Indígenas, Quilombolas, Ciganos(as), Pessoas com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades, além de homens trans, mulheres trans e travestis. Trata-se de uma iniciativa que busca divulgar o Sistema de Cotas por meio de ilustrações e diálogos com uma perspectiva descontraída, destinada a alcançar estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares, como o Universidade Para Todos (UPT/UNEB).