UNEB e OLODUM avançam na execução do Termo de Cooperação

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF), reuniu-se com o OLODUM para discutir o Termo de Cooperação Técnica e Cultural existente entre as duas instituições, com o objetivo de criar uma agenda executiva conjunta de projetos de pesquisas e extensões que potencializem as pautas afirmativas da comunidade negra.

O Pró-reitor da PROAF, Marcelo Pinto, expressou sua alegria em reafirmar a parceria com o Olodum: “Temos certeza que a partir desses diálogos serão concretizadas ações, projetos e agendas que beneficiarão as ações afirmativas da UNEB, pois o Olodum vai muito além dos tambores, é um patrimônio imaterial da Bahia que pode ajudar muito nossa Universidade”. João Jorge, presidente do Olodum, destacou a importância dos espaços acadêmicos para a ampliação dos debates afroculturais. “Nossa intenção é ampliar essa parceria, quero conhecer e executar ações em todos os campi da universidade”.

Uma das ações será dialogar, no ano de 2022, sobre a comemoração dos 20 anos de cotas e os 200 anos de Independência no Brasil, a partir de uma análise contemporânea com vistas a discutir e problematizar as desigualdades socias e o racismo estrutural.

Está previsto para setembro o evento de lançamento da Agenda 2022, em parceria PROAF e OLUDUM, que terá como atividade principal o Novembro Negro de 2021 com a realização de um seminário de alcance internacional com a participação de diversos departamentos e centros de Pesquisa da UNEB e de outras universidades públicas.

A reunião que aconteceu on-line, via plataforma digital, contou ainda com a presença do diretor do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA), Euclides Santos; de representantes da Pró-reitora de Extensão (PROEX), professora Adriana Marmori e Mariana Rosari, do núcleo de comunicação; do professor pesquisador Sérgio São Bernardo; do vice-presidente e do conselheiro do OLODUM, Marcelo Gentil e Rafael Manga, respectivamente; além de membros da equipe PROAF, Michele Menezes, assessora de comunicação, Rita Lopes, assessora de gabinete e Telma Cruz, gerente de promoção e acompanhamento das ações afirmativas.

Previous Article
Next Article